quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Orientação e mobilidade para o aluno surdocego e com deficiência múltipla (sensorial e motora)

A orientação e mobilidade é um conjunto de técnicas e estratégias, baseadas em informações psicos sensoriais, que auxiliam a criança a se orientar e a se locomover nos espaços em que ela vive e que devolvem para a pessoa surdocega (os jovens e adultos que se tornaram surdocegos no de correr da vi da) um deslocamento orientado e seguro para conhecer o seu entorno e dele usufruir.
Segundo Gense & Gense (2004) e Giacomini (2005), as necessidades que as pessoas surdocegas têm de aprender e de utilizar as técnicas de orientação e mobilidade estão relacionadas a três aspectos, que antecedem às próprias técnicas:
  • VÍNCULO: a aproximação a uma pessoa surdocega deve ser tranquila e devagar.
  • SEGURANÇA: a pessoa surdocega começa a se sentir mais tranquila ao perceber que pode confiar nas pessoas com as quais ela formou um vínculo. 
  • COMUNICAÇÃO: cada pessoa surdocega dispõe de um sistema de comunicação diferente, que pode ir desde o mais concreto (uso de objetos de referência) até o mais simbólico (libras tátil, escrita na palma da mão).

"Guia intérprete é aquele profissional que serve de canal de comunicação e visão entre a pessoa surdo cega e o meio no qual ela está interagindo" (GIACOMINI, 2002, p. 31).

O papel do instrutor mediador é de intermediar a comunicação de pessoas surdocegas e deficientes múltiplos congênitos que não possuem um sistema de comunicação simbólica e guiá-la.
Com o desenvolvimento da criança surdocega, ela vai sendo exposta a outras experiências como engatinhar, andar com apoio de um adulto, saber posicionar suas mãos como proteção, utilizar carrinhos de brinquedo como antecipador de obstáculos e a própria pré-bengala como instrumentos para se deslocar com segurança e confiança para conhecer seu entorno.
Os pais devem receber orientação para auxiliar os filhos no seu dia a dia a utilizar a pré-bengala.

GIACOMINI, L. Análise de um programa: Passo a Passo Orientação e Mobilidade para pessoas surdocegas (dissertação de mestrado). São Paulo, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2008.

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