Segundo a professora
Nely Garcia (2001), ressalta
aspectos necessários a serem considerados para o desenvolvimento de orientação
e mobilidade, tanto para as pessoas com deficiência visual, como para as
pessoas com surdocegueira e deficiência
múltipla sensorial. São eles:
POSTURA: Entendemos por várias posições do corpo: em pé, sentado, caminhando, correndo, deitado ou executando alguma atividade.
As pessoas surdocegueiras, elas não dispõe de
uma imagem corporal, onde dificulta na correção da postura ideal e afeta o
equilíbrio.
ANDAR: As
pessoas surdo cegas necessitam recuperar
o modo de andar, através de exercícios físicos ou atividades motoras.
EQUILÍBRIO: O equilíbrio estático depende de uma
base de sustentação ampla e a estabilidade depende de um centro de gravidade
constante e estável. Já o equilíbrio dinâmico depende da ação de muitas forças
que, durante a movimentação, deslocam o centro de gravidade, alinhando-se em
seguida com um ajustamento que corrige a situação de equilíbrio.
MANEIRISMO:
São
movimentos encontrados nas pessoas surdocegas e, em geral, não gozam de boa aceitação na sociedade.
Assim, são tiques como balançar o corpo para frente e para trás, movimentar
exageradamente braços e pernas, inclinar a cabeça, e muitos outros.
DESENVOLVIMENTO
MOTOR: Inclui
as habilidades motoras finas e grossas de uma forma harmoniosa e integrada que
implicam movimentos de musculatura, como caminhar ou correr ou movimentos mais
finos, como os realizados com o pulso ou com as mãos.
DESTREZAS
DE MOBILIDADE: Incorporar
as técnicas de orientação e mobilidade para promover o movimento no seu
ambiente com segurança e facilidade (desenvolver memória muscular).
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